Quem tem Vênus-Saturno fazendo aspectos tensos no mapa natal sofre. As reclamações mais comuns que ouço são: "Por que para eu conseguir qualquer coisa boa na minha vida eu tenho que sofrer antes?" A percepção da pessoa é que para ela chegar ao prazer (Vênus) existem vinte mil obstáculos (Saturno) a serem superados. Verdade? Mentira? Crença limitante? Não importa! O que importa é que essa é a vivência do dono do mapa e, neste texto, eu quero explorar esse aspecto mais a fundo!
Vênus e Lua são os dois principais significadores da energia feminina no mapa natal. No mapa de um homem cis heterossexual, esses planetas descrevem os dois lados de suas experiências românticas com mulheres. Vênus representa o tipo de mulher pela qual ele se sente atraído, que ele deseja, e a Lua representa o tipo de mulher com quem ele se sente confortável, que ele precisa. Isso é compreensível, visto que a Lua tem relação com o arquétipo da mãe. Esses fatores serão modificados pelo resto do mapa, obviamente (especialmente por planetas nas casas 5 e 7, e seus regentes), mas quando a duplinha Lua-Vênus forma aspectos difíceis (quadraturas ou oposições) entre si, pode ser difícil pro homem conciliar dentro dele essas duas facetas do feminino. Ele pode casar com a mulher que precisa e desejar outras que não tem em casa, ou o inverso. Se Saturno estiver envolvido nessa bagaça, então, a coisa fica ainda mais complicada, porque há uma percepção constante de falta ou de que a parceira não é boa o suficiente. Daí que o casamento ou a adoção oficial de um relacionamento publicamente pode demorar.
Aspectos difíceis entre Vênus e Saturno falam de uma pessoa para quem o amor é coisa séria. É difícil ser leve e não ter expectativas a respeito do "outro ideal", até porque - no geral - essas pessoas foram criadas em ambientes onde o amor tinha um preço, e onde essa coisa de amor incondicional não existia. O amor era condicional e condicionado, sim, por critérios muito claros. Demonstração espontânea de afeto? Isso é de comer ou de passar no cabelo? Essas pessoas podem ter experimentado rejeição quando, na infância, espontaneamente expressavam afeto pelo pai ou pela mãe. E sua impressão pode ser de que, sempre que ela fizer isso, a mesma coisa vai acontecer!
E no mapa de uma mulher?
Já no mapa de uma mulher, Vênus-Saturno pode se expressar como baixa autoestima: ela não se acha bonita o suficiente para ser amada (aliás, ela não consegue conceber como pessoas "feias" podem estar em relacionamentos cheio de amor e troca espontânea de afeto). A energia de autoestima, atração e valor de Vênus aqui é vista através das lentes frias de Saturno. Essa mulher sente visceralmente que ela não é atraente e que não é merecedora do amor. Não importa que todos ao seu redor lhe digam o contrário, a mensagem que ela recebeu na infância (explicita ou tacitamente) prevalece sobre todo o resto.
Tanto homens quanto mulheres com este posicionamento desejam amar e ser amados como qualquer outra pessoa e são, na verdade, até mais carentes. Mas é difícil eles "baixarem a guarda". Eles só demonstrarão o que sentem quando tiverem 200% de certeza de que são amados e de que o outro é uma pessoa estável, segura, que não mudará de ideia a respeito dele ou dela facilmente, e que não os abandonará. O outro lado de Saturno, no entanto, é o compromisso absoluto. Então, mesmo que esta pessoa não esteja te fazendo mil elogios todos os dias ou te trazendo presentes, se ela ou ele se comprometeu com você, é pra valer.
Enquanto planeta de que descreve as qualidades em uma mulher que atraem um homem cis-hétero, Vênus-Saturno costuma indicar uma atração por mulheres fortes e dominadoras. Saturno representa autoridade, então seu desejo é gatilhado por mulheres que exalam autoridade. Ela tem que ser assertiva sem ser agressiva, e ter um forte sentido de si mesma, sem ser perua ou espalhafatosa. E, como Saturno está envolvido, tudo que ele mais deseja e o que mais o atrai também será o que ele mais teme. Ele, na verdade, se sente atraído (Vênus) pelo que teme (Saturno).
E quando o aspecto estiver no mapa de uma mulher?
No caso de mulheres, Vênus-Saturno podem falar de pessoas que se acorrentam a uma relação por obrigação, mesmo que (e quiçá, justamente porque) ele ou ela a fazem infeliz. Se a mulher Vênus/Saturno não se considera digna de felicidade, ela se sentirá naturalmente atraídas por relacionamentos estáveis, seguros e socialmente aceitáveis, mas que não a fazem feliz.
No mapa de uma mulher queer, ela se sentirá atraída por mulheres que personificam Vênus/Saturno: reservadas, controladoras ou completamente indisponíveis. Às vezes, pode ser difícil reconhecer Vênus/Saturno numa mulher, porque ela costuma ser linda e mega confiante em seu ambiente de trabalho. Aliás, ela pode personificar os padrões atuais de beleza, porque ela trabalhou duro (Saturno) para ser aquilo que todos desejam ou invejam. Mas internamente ela ainda se sente uma garotinha feia.
Aspectos difíceis entre Vênus e Saturno podem estar associados à prostituição. Embora existam profissionais do sexo que se sentem empoderad@s por seu estilo de vida, muit@s outr@s o vivem por se sentirem desempoderad@s. No outro extremo, encontramos o clichê Vênus/Saturno da mulher solteira que não vive uma relação romântica há milênios. Embora seja óbvio como os medos de Saturno podem criar bloqueios para experimentar o calor da intimidade, a verdade é que a única coisa que impede Vênus/Saturno de estar em um relacionamento é a própria pessoa. Embora ser solteir@ possa parecer preferível a se abrir para as dores do amor, o risco da dor (e possível rejeição) é a lição que todas as mulheres Vênus/Saturno devem aprender.
E temos também outros aspectos relacionais, que vemos (por exemplo) em interações entre Lua e Saturno. Mas isso é assunto para outro post...
Comments